close
Distúrbio FemininoSuper Novas

Antes de sair para nova turnê, Paula Cavalciuk apresenta videoclipe em animação. Assista “Morte e Vida Uterina”:

Embalada pela melodiosa guarânia paraguaia, “Morte e Vida Uterina”, faixa que abre o álbum Morte & Vida (2016), de Paula Cavalciuk, é uma saudosa e dolorida canção sobre a puberdade da mulher e seus tantos questionamentos. Inspirada nesta idiossincrasia dos ciclos da vida, a faixa passa um sentido de pertencimento, um reconhecer que é inerente à mulher e às sucessivas transformações trazidas pela menstruação.

Agora sendo lançada com videoclipe oficial, “Morte e Vida Uterina” ganha mais significado com as cenas protagonizadas por uma menina que vai se tornando mulher e no caminho é destruída e se reconstrói muitas vezes. Assinado pelo diretor Daniel Bruson (premiado com o curta “Pete’s Story”, no Anima Mundi 2016, e diretor de arte da série “Angeli The Killer”), o vídeo é um stop motion feito com objetos cotidianos e animados quadro a quadro. A escolha por materiais como folhas secas, botões, recortes de revistas, jornais, fotografias, lãs e correntes dá às imagens uma textura de vida.

(Por Daniel Bruson)

Bruson, que também dirigiu o clipe anterior de Paula, “O Poderoso Café”, assina agora com ela o argumento, além da produção, animação e montagem, e precisou de seis meses para criar o clipe. Construir e combinar os elementos, escolher texturas, cores, criar personagens e formas a partir do que cada cena pedia foi um processo espontâneo e instintivo, conta Daniel. Ele explica que manteve a forma do clipe aberta apesar do roteiro já definido, uma vez que o próprio processo de animação traz ideias novas: “Por exemplo, quando vi o comportamento da corrente de metal, imaginei aquele momento em que a personagem tem um corpo fluido, de forma indefinida, meio ameba, e isso por consequência sugeriu aqueles seres abissais que a atacam. Ou então, quando vi que recortes de revista tinham uma textura mais interessante se amassados, me ocorreu a ideia para o momento em que a personagem está cercada por uma “floresta de pernas”, que se dobram e se amassam tentando cercá-la”.

Usando uma metáfora sutil sobre resiliência, os óculos vermelhos de aro redondo, já uma característica marcante de Paula Cavalciuk, são o único objeto que se conserva em meio a tantas mudanças, mostrando uma essência que não se abala durante os ciclos.

(Por Daniel Bruson)

O novo vídeo soma ao catálogo de clipes lançados pela cantautora e também anuncia as novidades do segundo semestre, que já começaram com a apresentação de Paula Cavalciuk no Rock in Rio, parte da ação #SKYRocks, que consistia em levar quatro artistas para uma road trip até o Rio de Janeiro e usar o material para a série Na Rota do Rock, produzida pela Sky Brasil. Paula se apresentou na sexta-feira, 15 de setembro, no palco Sky Rock Station e agora segue a agenda de shows com turnê pelo sul e sudeste, entre outubro e novembro. Após essas datas, Paula e banda embarcam para shows no Nordeste e Norte.

A produção do clipe de “Morte e Vida Uterina” foi possível através do Apoio Institucional da Prefeitura Municipal de Sorocaba, através da Secretaria de Cultura – Lei de Incentivo à  Cultura nº 11.066/2015. O projeto inclui uma oficina gratuita de animação, ministrada por Daniel Bruson, marcada para 21 de outubro, em Sorocaba, com inscrições para 30 participantes.

Ficha técnica clipe “Morte e Vida Uterina”:

Direção, animação, roteiro, montagem: Daniel Bruson

Argumento: Paula Cavalciuk e Daniel Bruson

Assistência de Produção: Rafael Bruson Moretti

Produção Executiva: Samantha Alves Silveira

Agenda:

8/outubro: Festival Febre | Sorocaba (SP)

11/outubro: Itapeva (SP)

12/outubro: Curitiba (PR)

13/outubro: Florianópolis (SC)

14/outubro: Pomerode (SC)

15/outubro: Blumenau (SC)

20/outubro: Caxias do Sul (RS)

21/outubro: Passo Fundo (RS)

22/outubro: Porto Alegre (RS)

Ouça o álbum Morte & VidaSite oficial (com download gratuito) | Spotify | TIDAL | Google Play | Napster | Deezer | iTunes | SoundCloud | Youtube

Tags : Daniel BrusonDistúrbio FemininoMorte & VidaMorte e Vida UterinaPaula CavalciukSuper Novas
Supernova

Escrito por Supernova

Deixe um comentário